As Seis Nações Insulares do Oceano Índico

As seis nações soberanas do Oceano Índico são algumas das nações insulares mais bonitas do mundo.

A nação única das Maldivas é conhecida por seus resorts de luxo em um belo cenário tropical.

Advertisement

Oceano Índico é o terceiro maior oceano do mundo e cobre 70.560.000 km². Três continentes têm costas no Oceano Índico; estes são Ásia, África e Austrália, ao norte, oeste e leste, respectivamente. O Oceano Índico encontra o Oceano Antártico ao sul. O Oceano Índico é o lar de centenas de ilhas. Seis nações insulares estão localizadas no Oceano Índico, como Comores, Madagáscar, Maldivas, Maurícias, Seychelles e Sri Lanka.

Veja O que pode aprender da natureza? [Saiba tudo]

1- Comores

As águas cristalinas de Comores.

As Comores são uma das seis nações insulares do Oceano Índico. O país está localizado ao largo da costa da África Oriental, entre a nação insular de Madagascar e Tanzânia e Moçambique, no continente africano. O país fica no extremo norte do Canal de Moçambique.

A nação insular das Seychelles fica a nordeste de Comores. Com uma área de 2.034 quilômetros quadrados, as Comores são o quarto menor país da África por área. As três principais ilhas do arquipélago das Comores são Mwali, Nzwani e Ngazidja.

 

2- Madagáscar

A paisagem perto de Diego Suarez, Madagáscar.

quarta maior ilha do mundo, Madagáscar é um estado insular soberano localizado no Oceano Índico. Maurício, Comores e o território francês da Reunião são as ilhas vizinhas de Madagáscar.

As Seis Nações Insulares do Oceano Índic

O país africano de Moçambique é a nação continental mais próxima de Madagáscar. O país ocupa uma área de 592.800 km2. Madagáscar se separou da chapa indiana cerca de 88 milhões de anos atrás. Assim, a flora e a fauna do país se desenvolveram de forma independente e hoje o país possui altos níveis de endemismo.

Quais países são encontrados no Oceano Índico?

Existem seis nações insulares encontradas no Oceano Índico. São Comores, Madagáscar, Maldivas, Maurício, Seychelles e Sri Lanka.

 

3- Maldivas

Uma tartaruga-de-pente flutua na água do recife de coral do Oceano Índico, perto das Maldivas.

A nação do sul da Ásia das Maldivas está localizada no Oceano Índico. O país fica a sudoeste da nação insular do Sri Lanka e da Índia, no continente asiático.

O arquipélago das Maldivas abrange uma área de aproximadamente 298 km2, incluindo 26 atóis que se estendem da cidade de Addu, no sul, ao atol de Ihavandhippolhu, no norte.

É o menor país da Ásiapor tamanho e possui um dos territórios mais amplamente distribuídos no mundo. Os atóis das Maldivas são compostos por barras de areia e recifes de coral formados no topo de uma cordilheira submarina que sobe abruptamente do oceano.

 

4- Maurícias

A paisagem das Maurícias.

Outra nação insular soberana no Oceano Índico é a Maurícia. O país tem uma área total de 2.040 km2 e está localizado a leste de Madagáscar e nordeste da Reunião. O país abrange a ilha principal das Maurícias e várias ilhas periféricas de vários tamanhos, das quais a Rodrigues é a segunda maior, com uma área de 108 km2.

Advertisement

Esta ilha está localizada a cerca de 560 km a leste da ilha principal. As Ilhas Agalega são ilhas gémeas localizadas a 1.000 km ao norte da ilha Maurícia. Um arquipélago, o Saint Brandon, fica a nordeste da ilha principal.

A ilha tropical possui uma população multiétnica e multicultural e também flora e fauna diversas, incluindo muitas endemias. A ilha das Maurícias está rodeada por longos trechos de praias de areia branca, lagoas e recifes de coral.

 

5- Seychelles

Ilha de St. Pierre, Seychelles.

O arquipélago das Seychelles , uma nação insular composta por 115 ilhas, está localizado no Oceano Índico. O país fica a cerca de 1.500 km da costa da África Oriental continental. Outras entidades políticas próximas são Madagascar, Maurício, Comores e duas regiões da França – Mayotte e Reunião.

Seychelles, um país com uma população de apenas 92.000 habitantes, faz parte da União Africana. É um destino turístico popular devido ao seu clima tropical ensolarado, belas praias, cultura única e muita vegetação. Muitas das ilhas desabitadas das Seychelles são designadas como reservas naturais.

 

6- Sri Lanka

Uma praia típica no Sri Lanka.

O Sri Lanka é um estado soberano no Oceano Índico. O país faz parte da região do sul da Ásia. A nação insular compartilha suas fronteiras marítimas com as Maldivas e a Índia. O primeiro fica ao sudoeste do país e o segundo ao noroeste do país. O Sri Lanka é habitado há cerca de 125.000 anos.

As Seis Nações Insulares do Oceano Índico (2)

A posição geográfica do Sri Lanka e os portos profundos do país sempre atraíram exploradores e potências mundiais com ambições políticas e económicas ao Sri Lanka desde o tempo da Rota da Seda, rota comercial até a Segunda Guerra Mundial.

Os cingaleses são o principal grupo étnico do Sri Lanka. Tamils, malaios, kaffirs, burgueses são alguns dos grupos étnicos minoritários do país. O Sri Lanka é um dos melhores países do sul da Ásia em termos de classificação no Índice de Desenvolvimento Humano.

(Visited 172 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*