Comemoração do Dia 25 de Setembro – Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique

Comemora-se em todo país, o dia 25 de Setembro, dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, feriado nacional.

Advertisement

A História de Moçambique diz que foi nesta data, precisamente no ano de 1964, que guerrilheiros da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), dirigidos por Alberto Chipande, assaltaram o Posto Administrativo do Chai, Província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, começando a Luta Armada de Libertação Nacional.

Advertisement

O Posto Administrativo do Chai lugar escolhido pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) para desencadear a luta armada de libertação nacional, era uma pequena localidade do interior de Cabo Delgado.

Uma dúzia de construções povoava aquele lugar: a casa do chefe do posto, uma secretaria anexa, a casa do gerente da Companhia Algodoeira do Sagal, dois estabelecimentos comerciais, um pequeno hospital, a cadeia, as casernas dos soldados e as residências dos polícias brancos e dos sipaios negros.

No dia seguinte, o Comité Central da Frelimo, baseado em Dar-es-Salam, capital da Tanzânia, lançou a palavra de ordem histórica de desencadeamento da insurreição armada do povo moçambicano contra o colonialismo português, proclamando a insurreição geral armada do povo moçambicano contra o colonialismo português, para a conquista total e completa de Moçambique.

Advertisement

Nesta proclamação, o combate não cessaria senão com a liquidação total e completa do colonialismo português.

A guerra de libertação nacional durou dez anos, até Setembro de 1974. No dia do início da luta armada, o líder da Frelimo, Eduardo Chivambo Mondlane, encontrava-se num périplo europeu, em busca de apoios. Tempos mais tarde, escreveria que o 25 de Setembro de 1964 “pode vir a tornar-se uma das datas mais importantes não só da história de Moçambique mas da história do continente africano.”

Advertisement

 

(Visited 193 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*