Como melhorar a gestão de tempo dos estudos

No trabalho que temos vindo a realizar com alunos, aprendemos que quase 59% deles enfrentam desafios e dificuldades no gerenciamento do tempo. Depois de observar os alunos, desenvolvemos nossas próprias fórmulas de como abordar a gestão do tempo usando uma combinação de ferramentas e estratégias.

Se você está enfrentando alguma dificuldade, essas sete dicas de gerenciamento de tempo devem ajudar, para o seu processo preparação para os exames finais ou mesmo de admissão para o ensino médio ou superior.

Advertisement

Personalize sua abordagem

Existem dezenas de livros sobre gerenciamento eficaz do tempo, promovendo dezenas de abordagens, cada uma proclamando ser a melhor. No entanto, você fará muito melhor se desenvolver sua própria abordagem personalizada para o gerenciamento de tempo.

Saiba Como manter o foco para garantir sua vaga

Essa abordagem deve se adequar à sua personalidade, objectivos de carreira e estilo de vida. Uma vez que você tenha um plano, escreva-o para ter maior probabilidade de cumpri-lo.

Priorize seus objectivos

O conceito de estabelecer prioridades de curto, médio e longo prazo não é novo, pois muitos experts da alta administração ensinam a definir e gerenciar prioridades ao longo do tempo.

O principal desafio é como identificar suas prioridades com sabedoria. Há uma década do nosso trabalho com estudantes, confirmamos a importância dos exercícios de brainstorming (sozinhos ou com um amigo ou colega).

Um exercício que pode ajudar é identificar cerca de 10 prioridades, escrevê-las em notas adesivas coloridas separadas e organizá-las em uma pirâmide de prioridades na parede, colocando as três prioridades mais importantes no topo.

Planeje com sabedoria e divida sua carga de trabalho em pequenos intervalos de tempo

Na era moderna da multitarefa, pode ser muito difícil se concentrar em suas prioridades. Com isso em mente, tente abordar sua estratégia de gerenciamento de tempo como se estivesse construindo uma fortaleza com blocos pequenos mas sólidos de intervalo de tempo, alocando intervalos de tempo de 20 minutos para prioridades muito específicas.

Advertisement

Dividir um dia útil em intervalos de 20 minutos de trabalho intensivo, permite tratar quase 20 projectos por dia, especialmente se você definir um cronómetro para se disciplinar e eliminar as distracções.

Delegar algumas responsabilidades

Excluir responsabilidades para outras pessoas não é uma ideia nova, mas o principal desafio é delegar sabiamente e escolher pessoas apropriadas e não totalmente estranhos.

Os estudos de caso mais bem-sucedidos, como o trabalho de Steve Jobs, sugerem que os gerentes de tempo bem-sucedidos encontram pessoas com ideias semelhantes. Eles constroem novas equipes com as quais resolvem problemas e alcançam seus objectivos, ou estabelecem conexões personalizadas com as pessoas com quem trabalham e a quem delegam. Por sua vez, isso cria sinergias e efeitos triplos.

Digitalize seu gerenciamento de tempo

Paradoxalmente, nesta era de gadgets e aplicativos, não é fácil identificar o dispositivo ou aplicativo apropriado para o gerenciamento eficaz do tempo, simplesmente porque existem muitos deles.

Portanto, poucas pessoas usam esses aplicativos regularmente.  Meu conselho é digitalizar seu gerenciamento de tempo, mas de maneira inteligente, de acordo com suas necessidades pessoais, estilo de vida e habilidades tecnológicas. Passe pelo menos 20 minutos, duas vezes por semana tentando novos aplicativos ou testando seus gadgets, até ficar satisfeito e encontrar uma rotina que funcione para você.

Revise sua abordagem de gerenciamento de tempo regularmente

Nossas prioridades e nossa carga de trabalho estão em constante estado de fluxo. Portanto, sugerimos que alunos regularmente revisem sua estratégia de gerenciamento de tempo removendo e abandonando coisas que não estão funcionando e melhorando o que está funcionando bem.

(Visited 5.289 times, 1 visits today)

One Reply to “Como melhorar a gestão de tempo dos estudos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*