Como rever as matérias (tópicos) para exames de admissão  – PASSO A PASSO!

Espero que tenha tido a oportunidade de acompanhar o calendário de estudo para os exames de admissão que divulgamos anteriormente, para melhor entender este artigo.

Advertisement

Onde ter o calendário de estudo para exames?

Advertisement

Se não conseguiu ver o calendário, aconselho a entrar aqui: Calendário de Estudo de Exames de Admissão 2021

Como rever os tópicos para exames de admissão

Um bom estudante é aquele que começa a estudar, conhecendo os seus pontos fortes e fracos.

Entendendo as definições:

Ponto forte é a capacidade de executar alguma actividade de maneira quase perfeita, consistentemente. Neste ponto fazem parte todos aqueles tópicos (matérias) para os exames de admissão que você domina.

Ponto fraco é a incapacidade de realizar algo com qualidade e consistência. Trata-se de uma actividade ou habilidade em que, frequentemente, o seu desempenho é abaixo da média. Neste ponto fazem parte todos aqueles tópicos (matérias) para os exames de admissão que você tem dificuldades ou pouco compreende.

Entender seus pontos fortes e fracos é um primeiro passo para estudar e admitir nos exames de admissão.

Leia depois sobre: Como escolher a Universidade certa (Exames de Admissão)

Donde começar a rever as matérias?

Para rever os tópicos de exames de admissão comece com o que você acha que domina. Pode parecer controverso, mas quem quer admitir nos exames de admissão deve começar a estudar (rever) aquele que mais entende. Fazendo esta consolidação terá certeza que perguntas a volta destas matérias tem garantia de acertos no dia do exame.

Depois disso passa para os pontos fracos. Estude aquelas matérias que você considera serem dores de cabeça.

Por sinal já acompanhou a frase: Mais vale um pássaro na mão do que dois a voarem

Advertisement
.

O pássaro na mão é a matéria que você entende (domina) e pássaro a voar sem dúvidas é toda aquela matéria em que não tem garantias de sucesso por não compreender.

Este método de estudo é fundamental na aprendizagem. Em Psicologia Educacional diz-se que a Aprendizagem é Significativa quando uma nova informação (conceito, ideia, proposição) adquire significados para o aprendiz através de uma espécie de ancoragem em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo, isto é, em conceitos, ideias, proposições já existentes em sua estrutura de conhecimentos (ou de significados) com determinado grau de clareza, estabilidade e diferenciação.

Significa que, se você pretende avançar na aprendizagem de uma nova matéria para exames de admissão deve ter algumas bases já existentes para poder ancorar ou ligar. Se estas dicas ficaram confusas para si, aconselho a ler o artigo: Saiba como começar do ZERO a estudar para exames

Advertisement
.

Quer estar sempre actualizado?

Para que eu continue actualizando você sobre essas dicas de exames de admissão, precisa de estar no meu canal de Telegram entrando aqui:🎓👉 Telegram Exames de Admissão de Moçambique.

Espero que você tenha compreendido estas dicas. Se gostou compartilhe e deixe seu comentário.

(Visited 561 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*