Saiba como começar do ZERO a estudar para exames

Se for a perguntar qualquer pessoa sobre como iniciar o estudo para os exames de certeza terá várias respostas, muitas delas baseadas no senso comum.

Advertisement

Nossa experiência mostra que a cada ano, mais estudantes ficam perdidos no exames.

Em moçambique em média 45 mil estudantes disputam vagas nas Universidades anualmente e só 17% destes em média é admitida numa Universidade, falando concretamente da Universidade Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica.

Existe muita matéria a ser estudada para os exames, aliás os mesmos não tem poupado a ninguém, exigindo muita habilidade e jogo mental.

Advertisement

É nessa perspectiva que iremos a partir deste artigo mostrar uma série de passo a passo de preparação para os exames de admissão.

Como começar a estudar para exames

Não seja igual aquém diz estar a estudar, pelo facto de folhear livros e cadernos diariamente. Decida antes de mais, qual a área ou curso pretende seguir.

Advertisement

Ninguém inicia fundação de uma obra, sem clareza da sua totalidade.

Como escolher o Curso?

Escolher um Curso para Universidade parece tão simples como muita gente pensa. Mas requer muito exercício de reflexão. Para ajudar-lhe a escolher de forma correcta o curso por seguir na universidade, precisa pensar em questões internas e externas da sua vida.

Questões Internas

Quando falamos de questões internas estamos nos referindo as suas paixões e conhecimentos (habilidades e capacidades) em suma toda energia interna.

Questões Externas

Aqui interessa, você pensar em questões como condições para você suportar o decurso normal do tal curso, e o projecto de pós-formação.

Perguntas que podem ajudar a escolher o Curso

Abaixo seguem algumas perguntas que vão nortear as suas decisões:

  1. Conheço bem ou gosto do curso que pretendo seguir?
  2. Quais as condições básicas para suportar o curso?
  3. Tenho noções básicas das matérias ou disciplinas que tenho que estudar?
  4. Qual a aplicabilidade do curso e como posso viver a partir dele?

Se conseguir responder de forma fluída as questões acima, é sinal de que fez uma escolha inteligente do curso. Se encarar dificuldades para responder, melhor repensar na sua escolha.

Não adianta escolher um curso que não tem significado em sua vida

Advertisement
, muito menos um que não constitui as suas paixões e maiores oportunidades.

Reflicta no trecho da História…

Vire de frente para o sol

Quando você está de frente para o sol, as sombras sempre caem atrás de você”, escreveu Helen Keller. Esta foi a forma poética como a activista recomendou o pensamento optimista. O que você olha e encara se torna maior na sua vida. O que ignora fica para trás. Mas se você se virar e olhar apenas para as sombras, elas se tornarão a sua vida.

 

Em seu livro Son-rise, em que se baseou o emocionante filme Meu filho, meu mundo, Barry Neil Kaufman conta a história real de como ele e sua esposa foram capazes de ajudar o filho autista (dificuldade em se comunicar e expressar o seu modo distinto de interpretar o mundo ao seu redor) a ter uma vida feliz.

 

O casal fez uma escolha consciente de encarar a deficiência como uma grande bênção para eles. Foi apenas uma escolha, assim como se virar para o sol em vez de olhar para as sombras. Mas, como disse Kaufman, “A forma como escolhemos ver o mundo cria o mundo que nós vemos”.

Resumo…

Faça uma escolha inteligente que vai nortear o seu mundo e seus destinos, o que você sonha em ser, decida hoje escolhendo você mesmo o curso com consciência.

Se gostou deste artigo, por favor compartilhe e deixe seu comentário ou dúvida aqui em baixo.

Sucessos.

(Visited 790 times, 1 visits today)

4 Replies to “Saiba como começar do ZERO a estudar para exames”

    1. Portal da Zona Post author

      Isso é verdade, muitos estudantes não admitem nos exames de admissão porque primeiro nem sabem porquê escolheram tal curso.

      Reply
  1. Paula Domingos

    Na verdade é muito difícil quando você está sozinho e não tem alguém para ajudar a escolher o curso ideial para os teus estudos. E acabamos caindo no erro de fazer escolhas erradas.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *