Ora viva, ao longo das minhas aulas no Curso de Licenciatura em Psicologia Educacional na Universidade Pedagógica de Maputo, muita coisa aprendi sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA), que veio também a complementar em grande medida a minha profissão como Professor. Decidi então neste artigo trazer umas dicas e estratégias de preparação de um plano de aula eficaz.
Um plano de aula é roteiro do professor daquilo que os alunos precisam de aprender e como isso será feito de forma eficaz durante o tempo de aula. Antes de planejar uma lição, o professor precisa identificar os objectivos de aprendizagem. Então, pode criar actividades adequadas de aprendizagem e desenvolver estratégias para obter feedback sobre a aprendizagem dos alunos. Uma lição de sucesso na minha óptica integra três componentes principais:
- Objectivos para o aprendizado do aluno
- Actividades de aprendizagem
- Estratégias para verificar a compreensão do aluno
Especificando objectivos concretos para a aprendizagem do aluno irá ajudá-lo a determinar os tipos de actividades de ensino e aprendizagem que o professor vai usar em sala de aula, enquanto que as actividades irão definir como ele irá verificar os objectivos de aprendizagem.
Passos para a Preparação de um plano de aula
Abaixo estão os seis passos para guiá-lo quando o professor criar seus primeiros planos de aula. Cada etapa é acompanhada por um conjunto de perguntas destinadas a reflexão e ajudá-lo a projectar as actividades de ensino e aprendizagem.
1.Identificar os objectivos de aprendizagem
O primeiro passo é determinar o que o professor quer os alunos aprendam e sejam capazes de fazer no final da aula. Para ajudá-lo a especificar seus objectivos de aprendizagem do aluno, deve responder às seguintes perguntas:
- Qual é o tema da lição?
- O que eu quero que os alunos aprendam?
- O que eu quero que eles compreendam e sejam capazes de fazer no final da aula?
- O que eu quero para que eles considerem esta lição particular?
Depois de delinear os objectivos de aprendizagem deve classificá-los em termos de sua importância. Esta etapa irá prepará-lo para o gerenciamento de tempo de aula e realizar os objectivos de aprendizagem mais importantes no caso em que o professor esteja pressionado pelo tempo. Considere as seguintes perguntas:
- Quais são os mais importantes conceitos, ideias ou habilidades que eu quero alunos sejam capazes de compreender e aplicar?
- Por que eles são importantes?
- Se o tempo não cobrir, quais os que não poderiam ser omitidos?
- E, inversamente, quais os que eu poderia saltar se pressionado pelo tempo?
2.Desenvolver a introdução
Agora que o professor tem seus objectivos de aprendizagem em ordem de importância, projectar as actividades específicas que vai usar para levar os alunos a compreender e aplicar o que aprenderam.
Pode começar com uma pergunta ou actividade para medir o conhecimento do assunto ou, eventualmente, suas noções pré-concebidas sobre o assunto dos alunos.
Por exemplo, você pode considerar uma pesquisa simples: “Quantos de vocês já ouviu falar de X? Levante a mão se você já ouviu falar.” Esta informação adicional pode ajudar a moldar a sua introdução, actividades de aprendizagem, etc.
Desenvolver uma introdução criativa para o tópico para estimular o interesse e incentivar o pensamento. Você pode usar uma variedade de abordagens para envolver os alunos (por exemplo, anedota pessoal, evento histórico, o dilema intrigante, exemplo do mundo real, curto videoclipe, aplicação prática, pergunta de sondagem, etc.). Considere as seguintes perguntas ao planejar sua introdução:
- Como vou verificar se os alunos sabem ou não sobre o assunto ou têm quaisquer noções preconcebidas sobre o assunto?
- Quais são algumas ideias comummente aceites (ou possivelmente equívocos) sobre este tema que os alunos podem estar familiarizado?
- O que vou fazer para introduzir o tema?
3.Planejar as actividades de aprendizagem específicas (desenvolvimento da aula)
Prepare várias maneiras de explicar o material (exemplos da vida real, analogias, visuais, etc.) para chamar a atenção de mais estudantes e apelar para diferentes estilos de aprendizagem.
Como o professor planeja seus exemplos e actividades, estimar quanto tempo você vai gastar em cada. Construir em tempo para explicação ou discussão alargada, mas também estar preparado para seguir em frente rapidamente para diferentes aplicações ou problemas, e identificar estratégias para verificar o entendimento. Estas perguntas irão ajudá-lo a projectar as actividades de aprendizagem que vai usar:
- O que vou fazer para explicar o assunto?
- O que vou fazer para ilustrar o tópico de uma maneira diferente?
- Como posso envolver os alunos no tema?
- Quais são alguns exemplos da vida real, analogias ou situações relevantes que podem ajudar os alunos a compreender o assunto?
- O que os alunos precisam fazer para ajudá-los a compreender melhor o tópico?
4.Plano para verificar a compreensão (Domínio e Consolidação)
Agora que o professor já explicou o tópico e ilustrado com exemplos diferentes, precisa verificar o entendimento do aluno, como o professor vai saber que os alunos estão aprendendo? Deve pensar sobre questões específicas que pode pedir aos alunos, a fim de verificar a compreensão, anotá-las e, em seguida, parafraseando-as de modo que esteja preparado para fazer as perguntas de maneiras diferentes. Deve tentar prever as respostas às perguntas que irá gerar. Também deve decidir se quer os alunos a responder oralmente ou por escrito. Para ajudar a gerar algumas ideias e pode perguntar-se estas perguntas:
- Que perguntas eu peço aos alunos para verificar o entendimento?
- Voltando à minha lista de objectivos de aprendizagem, qual actividade que posso dar aos alunos para verificar se cada um desses foi realizado?
Uma estratégia importante que também irá ajudá-lo com a gestão do tempo é antecipar perguntas dos alunos. Quando planear a sua lição, deve decidir que tipos de perguntas será produtivo para discussão e que perguntas pode desviar a classe. Pensar e decidir sobre o equilíbrio entre realizar seus objectivos de aprendizagem e garantir que os alunos compreendam.
5.Desenvolver uma conclusão e uma pré-visualização
O professor dever resumir os pontos principais da lição. Pode fazer isso de várias maneiras: pode indicar os principais pontos a si mesmo (“Hoje nós falamos sobre …”), pode pedir a um aluno para ajudá-lo a resumi-los, ou até mesmo pedir a todos os alunos a escrever em um pedaço de papel o que eles acham que foram os pontos principais da lição.
Pode rever as respostas dos alunos para avaliar a sua compreensão do tema e, em seguida, explicar o que não ficou claro a turma. Concluir a aula não e só resumir os pontos principais, mas também, visualizando a próxima lição. Como o tópico se relaciona ao que está por vir? Esta pré-visualização irá estimular o interesse dos alunos e ajudá-los a conectar as diferentes ideias dentro de um contexto mais amplo.
6.Criar um cronograma realista
O professor sabe que é fácil ficar sem tempo e não cobrir todos os pontos que haviam planejado para cobrir. A lista de dez objectivos de aprendizagem não é realista, então deve afinar a sua lista para os dois ou três conceitos-chave, ideias ou habilidades que você quer que os alunos aprendam.
Os professores também concordam que muitas vezes precisam ajustar seu plano de aula durante a aula, dependendo do que os alunos precisam. Sua lista de objectivos de aprendizagem priorizadas irá ajudá-lo a tomar decisões sobre o local e ajustar seu plano de aula, conforme necessário. Tendo exemplos adicionais ou actividades alternativas também irá permitir que o professor seja flexível. Um cronograma realista vai reflectir a sua flexibilidade e prontidão para se adaptar ao ambiente específico em sala de aula.
Aqui estão algumas estratégias para a criação de um cronograma realista:
- Estimar quanto tempo cada uma das actividades terá, em seguida, planejar algum tempo extra para cada.
- Quando preparar seu plano de aula, ao lado de cada actividade indicar quanto tempo espera que leve.
- Planificar alguns minutos no final da classe para responder a quaisquer perguntas restantes e para resumir os pontos-chave.
- Deve ser flexível – estar pronto para ajustar seu plano de aula às necessidades dos alunos e se concentrar no que parece ser mais produtivo ao invés de “furar” a seu plano original
Ao apresentar o plano de aula
Deixando os alunos saberem o que estarão aprendendo e fazendo em sala de aula vai ajudar a mantê-los mais envolvidos e na trilha. Pode compartilhar seu plano de aula, escrevendo uma agenda breve no quadro ou dizer aos alunos explicitamente o que estará aprendendo e fazendo em sala de aula.
Fornecendo uma organização significativa do tempo de aula pode ajudar os alunos não só a lembrar melhor, mas também a acompanhar a sua apresentação e compreender a lógica por detrás das actividades em classe. Ter uma agenda claramente visível (por exemplo, no quadro) também vai ajudar o professor e os alunos a permanecer na “pista”.
Reflectindo sobre seu plano de aula
Um plano de aula pode não funcionar tão bem como o professor esperava devido a uma série de circunstâncias estranhas. Mas o professor não deve ficar desanimado – isso acontece até mesmo para os professores mais experientes!
Dedique alguns minutos depois de cada aula para reflectir sobre o que funcionou bem e porquê, e o que poderia ter feito diferente. Identificar organização de sucesso e menos bem-sucedida de tempo e actividades de classe tornaria mais fácil de se adaptar às contingências da sala de aula.
Conclusão
Para ser eficaz, o plano de aula não tem que ser um documento exaustivo que descreva cada cenário possível de sala de aula. Nem tem de antecipar a resposta de cada aluno ou pergunta. Em vez disso, ele deve fornecer um esboço geral de suas metas de ensino, objectivos de aprendizagem, e meios para realizá-los. É um lembrete do que o professor quer fazer e como deseja fazê-lo.
Uma lição produtiva não é aquela em que tudo vai exactamente como planejado, mas uma em que os alunos e professor aprendem juntos.
Que tal gostou do artigo? Deixe seu comentário.